Resenha: Jardim de Espelhos por Veridiana Maenaka – Giz Editorial

13:47 Fernanda Bizerra 21 Comments



Olá leitores!

Minha nossa! Sabe quando a gente termina de ler um livro, com um baita sorriso abestalhado no meio da cara? Essa sou eu neste momento. Não consigo me conter com tamanha felicidade por ter lido essa obra. Podem até dizer que estou exagerando, no entanto, estou colocando aqui palavras muito sinceras a respeito da trama.

Essa obra fez meu coração pulsar de tristeza, ódio e o cansaço também me pegou. O cansaço por ver o caminho que as personagens estavam tomando, mas também êxtase, de todas as formas que se possa senti-lo. Ah meu Deus! E amor, claro, sempre ele. As personagens me fizeram sentir tudo que elas traziam em seus corações, confesso que fiquei tão angustiada em certos momentos, entretanto, travei uma batalha para não gargalhar sozinha, pois minha família diria que estava louca- risos!

Sinceramente, fiquei meio tola lendo a obra – risos! E, mesmo depois de ter concluindo a leitura ainda comprimo os lábios para não rir alto. A autora conduziu a narrativa com uma maestria incrível e me peguei presa logo que iniciei a leitura, que muitas vezes me pregou algumas peças, mas entendi que a trama terminaria diferente daquilo que estamos acostumados e fiquei muito grata à autora por isso.

A narrativa nos apresenta Cristina, uma jovem que foi rejeitada desde que veio ao mundo. Concebida em um momento de paixão juvenil e culpada por ter o poder de destruir a reputação de uma família aristocrata, ela foi gerada sob o ódio e abandonada ao chegar a esse mundo de gente perversa. Uma senhora louca para livra-se de um problema e uma jovem "cega" que faziam tudo que lhe era ordenado.  

Assim, Cristina cresceu com sua mãe adotiva, uma mulher que nunca teve inclinação à maternidade e nunca lhe dirigiu um carinho sincero e nem mesmo paciência. O pai adotivo nem ao menos merece ser citado.

Como se não lhe bastasse tanta desgraça, a pobre coitada ainda teve uma desilusão amorosa. O rapaz sempre me pareceu muito tolo e pouca coisa para assumir uma relação da magnitude que Cristina sonhava. Já o irmão, Guilherme, este eu amei desde o principio, pois mesmo com sua cara rabugenta, sempre foi um homem verdadeiramente honrado e um amigo leal.

Após fugir de um passado tempestuoso e ser rejeitada por sua família mais uma vez, Cristina viu-se a própria sorte e o único aparo que lhe restou foi da alcoviteira Olivia. Ela transformou Cristina em uma mulher cobiçada e também condenada pela sociedade, uma sociedade hipócrita que olha apenas para o próprio umbigo.

A personagem principal sempre acreditou amar um homem fraco, que nunca sabia o que desejava da vida e ainda a condenava, ela foi muito tola, assim como nós em algum momento da vida, mas a vida segue e Cristina procurou seguir com a sua.


O livro nos trás muitas reviravoltas e apreciei cada uma delas. A autora fugiu completamente do que esperava para o final, e se a obra se concluísse como achei meu ódio por ela já estava pronto e aflorado, no entanto, quando surgiu certo moço em meio à trama, senti-me aliviada, pois imaginei que Cristina, poderia sim, ter o seu maior sonho realizado. Ter um futuro.

Sei que não citei os nomes das personagens, pois para mim seria como dar spoiler, portanto, terão que ler a obra para descobrirem. Desde já deixo a minha recomendação para que leiam, e também parabenizo a editora Giz pelo belo trabalho na edição de Jardim de Espelhos e claro a autora Veridiana Maenaka, por sua bela história. 


Siga o blog nas redes sociais:

Beijos Fê :*

21 comentários:

  1. Oi Fernanda.
    Realmente é muito bom quando terminamos um livro com um sorriso no rosto, após ler sua resenha, eu fiquei com muita vontade de conhecer a história e uma curiosidade enorme pelos personagens. Já entrou na lista de desejados.

    Bjão

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola fiquei muito curiosa para ler este livro sua resenha esta muito boa , e já quero conhecer este certo moço que aparece na vida de Cristina , o fato de você não citar nomes aguçou ainda mais minha curiosidade , certamente entrara para minha lista
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já tinha visto esse livro por alto, mas não sabia ao certo sobre o que ele tratava.
    Adorei a premissa e já tô mega curiosa para saber mais sobre essa história!
    O lerei quando puder, sem dúvidas!
    Ótima resenha!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu sempre tive vontade de ler esse livro.
    A história parece ser muito emocionante. E não saber dos nomes me deixou mais curiosa.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amiga eu ainda não li esse livro, mas tenho interesse
    Uma das minhas colaboradoras que vai ler e resenhar, porque dei um exemplar pra ela, mas
    espero poder gostar bastante da história, porque me parece ser bastante envolvente.
    Já ouvi falarem muito bem dele.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/08/livros-que-marcaram-3.html

    ResponderExcluir
  6. Ola Fe lindona que bom que surgiu um moço no final , pois pelo visto a protagonista vai sofrer bastante e merecer ser feliz, a capa está linda, li muitos elogios a esse livro. Com certeza irá entrar para minha lista de leitura. Gostei de saber que a autora prende a atenção do leitor e mexe com nossos sentimentos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fê. Sua resenha me deixou com uma vontade enorme de ler o livro. Não o conhecia, mas é o tipo de leitura que eu gosto. Quem sabe futuramente eu não o leio.
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho visto muitas pessoas falarem sobre esse livro e eu estou louca por ele. Adoro esse tipo de enredo, tem muito haver com o que eu gosto de ler.

    laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Gente, que menina sofrida *-* já simpatizei com ela por causa de tudo isso...
    Ainda não conhecia esse livro, mas ver que ele mexeu tanto com você e te fez sorrir ao terminá-lo (nada tão bom quanto finalizar um livro sorrindo ♥) já me fez colocá-lo na listinha de desejados. Quero para ontem!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olaaa
    Ja ouvi muitos elogios do livro e parece ser muito legal, um romance bonito, ótima resenha e dica. Espero ler em breve.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu tenho que admitir que amo personagens principais sofredores, principalmente quando o autor consegue fazer o leitor sentir ao menos um eco das emoções descritas (é complicado achar livros tão 'impactantes', com uma leitura mais profunda por esse lado, mas adoro quando os encontro) e esse livro me parece bastante promissor nesse quesito.
    Estou muito curiosa para lê-lo e se depender de mim o farei logo!

    xoxo, Kitsu.
    http://www.guildadosleitores.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Adoro livros cheios de reviraoltas e estou bem interessada em Jardim de Espelhos!
    Bjs

    <http://a-libri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Mais uma resenha para somar, só vejo elogios para o livro. Um livro cheio de reviravoltas bem minha cara. Vou ver se leio em breve ^^
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  14. Oi Fe, sua linda, tudo bem
    Nossa, quanta empolgação!!!!! Fico muito feliz pois comprei esse livro em uma promoção e agora acho que acertei em cheio, pois depois do que disse tenho certeza de que irei me emocionar e me envolver. Tomara que eu goste tanto quanto você. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Fernanda, não li ainda e fiquei bem satisfeita com o que você nos contou, ainda mais pelas reviravoltas citadas! Título anotado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não conhecia esse livro, mas pela forma que você escreveu em sua resenha, parece ser um livro fascinante! Quero ler para ontem!

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, boa noite!

    É tão bom quando conseguimos apreciar uma leitura assim. Que bom que você adorou - ficou nítido. XD
    A premissa me deixou curiosa e o fato de você deixar claro que a autora fugiu do final que você esperava, também. Gosto de livros que surpreendem de certo modo. Se vir a ter a oportunidade, vou querer lê-lo, sim.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  18. Tive a oportunidade de ler o novo livro da Veridiana. Acho que ela escreve muito bem. Ainda não li Jardim de Espelhos, mas agora to curiosa para conhecer mais do trabalho dela.

    beijos
    Kel
    ww.poruaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Eu solicitei esse livro para a editora antes mesmo de ler alguma resenha sobre ele. Achei interessante que você não tenha revelado muitas informações da trama para deixar o leitor curioso e instigado. É um livro que espero ler em breve.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Amei a capa, nossa, linda demais! Eu não conhecia o livro, mas ele já está na minha lista de solicitação na Giz desde que vi a capa pela primeira vez. Agora, vendo sua resenha, creio que vou gostar da leitura. E fiquei curiosa com o que você falou, e principalmente, com o que não falou, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, mas gostei da premissa e acho que vou gostar de ler. Ainda não conheço muito as publicações da editora, mas ela está fazendo um bom trabalho.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir